(11) 2731-3388
(11) 94710-7191

Área do Cliente

Otimização da Recuperação de Recursos com o FGTS Digital

Implementação do FGTS Digital em março de 2024 trouxe consigo uma série de mudanças significativas na gestão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, impactando tanto empregadores quanto trabalhadores. Uma das novidades mais relevantes diz respeito à recuperação de dívidas, que agora conta com um sistema mais robusto e eficiente, prometendo alterações substanciais na forma como os débitos são cobrados e regularizados.

1. Maior Agilidade e Precisão:

O FGTS Digital centraliza as informações de depósitos e saques em um único ambiente online, eliminando a necessidade de conciliação manual e reduzindo drasticamente os erros de processamento. Isso garante maior agilidade na identificação de dívidas e na emissão das guias de recolhimento (GFDs), otimizando o tempo de resposta para ambas as partes.

2. Cálculo Automático de Multas:

O novo sistema implementa um mecanismo de cálculo automático de multas, baseado no histórico de pagamentos e informações do eSocial. Isso elimina a necessidade de cálculos manuais e garante maior precisão na aplicação das penalidades, assegurando equidade e transparência no processo de cobrança.

3. Recomposição Automática de Saldos:

Uma das funcionalidades mais inovadoras do FGTS Digital é a recomposição automática de saldos. O sistema identifica automaticamente valores de depósitos e indenizações rescisórias que não foram creditados corretamente na conta do trabalhador, realizando a reposição de forma imediata. Essa medida visa garantir a integralidade dos direitos dos trabalhadores e reduzir os conflitos relacionados à falta de depósitos.

4. Canais de Atendimento Ampliados:

O FGTS Digital oferece aos empregadores diversos canais de atendimento para auxiliar na regularização de pendências e esclarecer dúvidas. Além do portal online, é possível entrar em contato através de central telefônica e chat, facilitando o acesso à informação e agilizando a resolução de problemas.

5. Impacto Positivo para Todos:

As mudanças na gestão do FGTS, especialmente no que diz respeito à recuperação de dívidas, trazem benefícios para todos os envolvidos:

  • Empregadores: Redução da inadimplência, diminuição de custos com multas e juros, maior organização e controle dos débitos e prazos de pagamento.
  • Trabalhadores: Maior segurança e confiabilidade na gestão do seu FGTS, garantia da integralidade dos seus direitos e acesso facilitado a informações sobre seu saldo e extratos.
  • Governo: Maior arrecadação de recursos, combate à sonegação e promoção da justiça social.

Unificação de processos na PGFN: Otimização da recuperação de dívidas com o FGTS

A unificação dos processos de cobrança da dívida ativa da União e do FGTS na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), defendida pelo Procurador João Henrique Chauffaille Grognet, responsável pela gestão dessas áreas, representa um passo importante para a otimização da recuperação de recursos e a promoção da justiça fiscal. Essa medida, além de viável, oferece diversos benefícios para o sistema como um todo.

1. Maior Eficiência e Economia de Escala:

A unificação dos processos permite a adoção de medidas centralizadas e padronizadas para a cobrança de dívidas, otimizando o uso dos recursos humanos, materiais e tecnológicos da PGFN. Isso se traduz em maior agilidade na tramitação dos processos, redução de custos e aumento da eficiência geral da cobrança.

2. Expertise Compartilhada e Melhores Resultados:

A expertise acumulada por procuradores e servidores especializados em cada área de cobrança será compartilhada, aprimorando as estratégias e técnicas utilizadas na recuperação de créditos. Essa troca de conhecimento contribui para a identificação de melhores práticas, a otimização dos processos e o aumento da taxa de recuperação de dívidas.

3. Integração de Sistemas e Maior Transparência:

A unificação dos processos facilita a integração dos sistemas utilizados para a gestão da dívida ativa da União e do FGTS, permitindo uma visão holística e transparente da situação de cada devedor. Essa integração facilita o acesso à informação, a comunicação entre as áreas responsáveis e a tomada de decisões mais assertivas.

4. Combate à Sonegação e Promoção da Justiça Fiscal:

A medida contribui para o combate à sonegação de tributos e contribuições sociais, desestimulando comportamentos inadimplentes e promovendo a justiça fiscal. A aplicação rigorosa da lei e a cobrança eficiente das dívidas garantem a igualdade de tratamento entre os contribuintes e a justa aplicação dos recursos públicos.

5. Benefícios para Todos os Envolvidos:

A unificação dos processos de cobrança na PGFN gera benefícios para diversos stakeholders:

  • Governo: Maior arrecadação de receitas, possibilitando investimentos em áreas essenciais como educação, saúde e infraestrutura.
  • Empresas: Ambiente de negócios mais justo e competitivo, com a redução da concorrência desleal proporcionada pela regularização das dívidas.
  • Trabalhadores: Maior segurança e confiabilidade na gestão do seu FGTS, garantia da integralidade dos seus direitos e acesso facilitado a informações sobre seu saldo e extratos.